As informações aqui contidas são relacionadas a produtos desenvolvidos pela Pixeon. A mera consulta não concede nenhum direito de propriedade, reprodução e concessão de acesso a terceiros sem prévia autorização.

Estas informações são confidenciais e devem ser recebidas em sigilo e mantidas em sigilo pelo cliente ou destinatário.

21.8.0

LGPD - Criptografia em exames locais 

Atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados, implementamos criptografia para as pastas de exames armazenados localmente no Arya. Isso impede acesso a dados sensíveis do paciente por ferramentas externas. 

(aviso) Na primeira abertura do programa, os exames de legado em formato antigo (em cache) são automaticamente convertidos para o modelo criptografado. Cancelar este processo pode causar perdas de exames. 


Novo botão de Calibrar escala 

Trouxemos para a interface do Arya o botão Calibrar escala (antigo Calibrar régua), a fim de dar mais destaque a esta funcionalidade. A calibragem da escala é importante quando o exame original não traz do equipamento a relação entre as medidas digitais (pixel) e física (centímetro).


Simplificamos a pesquisa de exames locais (em cache) 

As telas de pesquisa para exames do PACS e da base de dados (em cache) foram unificadas, dispensando a listagem de "exames armazenados localmente". Dessa forma, o sistema irá permitir a pesquisa de exames no banco de dados e/ou armazenados em cache automaticamente e de acordo com a disponibilidade de acesso.


Esconda o painel de ferramentas de MPR 

Inserimos uma opção para ocultar o painel de ferramentas da Reconstrução Multiplanar (MPR), com o objetivo de liberar mais espaço em tela. Por padrão, o painel continua habilitado, mas pode ser desabilitado e salvo dessa forma nas configurações do usuário.

Novas funções distribuídas na barra Clássica 

As abas da barra de ferramentas Clássica do Arya receberam algumas funcionalidades recentes que ainda não estavam organizadas de acordo com as etapas de diagnóstico. Para os usuários que utilizam a função Remoção de Série, esta saiu do Menu de contexto e ganhou um ícone tanto na barra de ferramentas Inteligente quanto na Clássica (aba Preparação).


Uso de memória liberado no Arya 64 bits 

Em sistemas de 64 bits, o Arya não precisa mais usar o artifício de memória de paginação (swap) para liberar memória RAM. Por padrão, a configuração de memória agora traz o valor 'infinito' e dispensa tal configuração, a menos que essa seja desejada e salva pelo usuário.

(informação) Sistemas em 32 bits continuam utilizando a memória de paginação normalmente.


Suporte nativo para criar planos de gravação 

O Arya agora é capaz de organizar mídias e gerar planos de gravação (arquivos Dicomdir) nativamente, sem mais depender de componentes em Java (viewerj, pixmedialib, pixdicom). Isso trouxe ganho de desempenho e otimização do código. A mudança afeta apenas a geração de Dicomdir, enquanto a criação de planos de gravação com imagem/série/exame atual permanece como já era.


21.7.5

Ajustamos sincronia na função Vincular Séries

Corrigimos uma disfunção na ferramenta Vincular Séries entre exames com tags Patient Position diferentes.


21.7.4

Efetuamos três ajustes no sistema

Nesta versão, corrigimos problemas relacionados à geração de imagens-chave, à replicação de comandos em telas de tamanhos diferentes e ao box "Não exibir novamente" da janela pop-up Novidades da versão.


21.7.2

[Ajuste]
Corrigimos conflito com a modalidade SEG  

O Arya ainda não suporta séries de imagens na modalidade SEG, portanto alteramos o código para ignorar este tipo de arquivo. Dessa forma, as séries SEG não serão listadas para o usuário, mas as demais imagens do exame poderão ser visualizadas e manipuladas normalmente


21.7.0

[Upgrade] 
Nova ferramenta de curva cinética 

Foi lançada oficialmente a Curva Cinética, funcionalidade gráfica que mapeia dados fisiológicos em exames de contraste e auxilia no diagnóstico de nódulos, tumores e outros tecidos. Um tutorial está disponível no sistema. 


[Usabilidade I] 
Ajuste nas linhas e fonte de CPR 

A ferramenta de planificação CPR (Curved Planar Reformation) recebeu melhorias de responsividade e nova espessura, facilitando a visualização e também a manipulação das linhas.


[Usabilidade II] 
Novas cores para a camada de anotação 

Melhoramos as cores de realce nas anotações do usuário a fim de permitir visualização e escrita nas imagens, mesmo em trechos de fundo branco.


21.6.0 

[Usabilidade]
MPR tem caixa de ferramentas dedicada e uma nova funcionalidade

As funções de MPR agora estão agrupadas em um painel dedicado e de fácil acesso.

Também desenvolvemos nova funcionalidade que fixa um ângulo de 90° entre as três vistas, para facilitar o uso de duplo oblíquo (ou duplo ortogonal).


[Portal do Paciente]
Seleção de séries para distribuição está de cara nova
A partir desta versão, a ferramenta de seleção de séries para distribuição externa (paciente ou médico solicitante) foi fundida com a seleção para gravação de CD. Dessa forma, você pode escolher com mais facilidade as séries que devem (ou não devem) ser distribuídas externamente -- seja para CD, Visualizador Web, ClickVita e outros.


[Melhoria]
Novos tamanhos de filme e de papel para impressão

No módulo de impressão, adicionamos suporte para todos os formatos de filme requeridos pelo padrão DICOM. E, para as impressoras de papel, adicionamos os tamanhos A5 e B4.

(informação) Esta melhoria exige o PACS Aurora também em versão 21.6.0 ou superior.

21.5.0

[Upgrade]
Nova ferramenta para cálculo de estenose

O Arya ganhou uma funcionalidade que calcula o volume de estreitamento de um vaso sanguíneo (estenose) como auxílio para verificar a severidade dessa patologia. A nova ferramenta pode ser utilizada em imagens oblíquas, planos sagitais e axiais, e ainda em MPRs e CPRs.


[Usabilidade]
Miniaturas estão mais completas

A listagem de miniaturas de séries do Arya foi melhorada para trazer mais informações na capa: agora ela exibe automaticamente a quantidade de imagens e também há mais espaço para o nome de cada série.


[Melhoria]
Fusão 2D tem novos atalhos e funcionalidades

A ferramenta de sobreposição de imagens ganhou um painel dedicado e novo ícone. Entre as funcionalidades, estão zoom proporcional entre séries diferentes e novas funções de mouse para criar e alterar as séries da fusão. Saiba mais.

21.4.0

[Usabilidade]
Anotações ficaram mais fáceis de usar

A camada de anotações do Arya ganhou uma série de ajustes relacionados a espessura das anotações e posicionamento de suas caixas de informação. Agora, a visualização dessas anotações permanece estável independentemente do nível de zoom e da resolução da imagem que estiver sendo trabalhada, incluindo anotações de texto.

[Melhoria]
Imagens-chave recuperam os atributos de zoom e posicionamento

As imagens-chave salvas como camada de apresentação (PR) geradas pelo usuário após a inserção de marcações agora são recuperadas e exibidas no mesmo enquadramento de quando foram gravadas. Além de anotações e janelamento, agora zoom e deslocamento também são restaurados como exibidos em tela no momento da gravação.


[Ajuste]
Troca de layout agora mantém as mesmas séries da sessão

Quando o usuário já tem séries de imagens abertas em tela e deseja ampliar o layout (de 1x2 para 2x3 séries, por exemplo), o sistema agora inicia o novo layout a partir das séries abertas anteriormente. Se ele desejar diminuir o layout (4x4 para 1x2, p. ex.), as séries excedentes são removidas em ordem decrescente.

21.3.0

[Usabilidade]
Lado direito do paciente é padrão na geração de séries


Todas as séries criadas a partir de MPRs agora são exibidas no padrão da radiologia, ou seja, com o R do paciente no lado esquerdo da tela, independentemente do plano ortogonal escolhido.

21.2.0

Séries para impressão obedecem janelamento individual

Agora as séries de imagens com janelamentos distintos terão suas configurações particulares respeitadas quando enviadas à fila de impressão. A nova funcionalidade obedece ao janelamento particular de cada imagem sem alterar o padrão do resto da série.


Novo layout de mensagem de alerta - MedReport

O alerta de visualização de exames diferentes durante uma narração de laudo do MedReport recebeu uma melhoria no layout. Agora a mensagem é exibida no rodapé do painel de imagens e não interfere mais na visualização dos exames.

21.1.0

Oculte os dados dos pacientes com apenas um clique

Agora, nas suas apresentações, você pode compartilhar exames sem se preocupar em revelar a identidade dos pacientes. Basta clicar no botão abaixo, disponível na barra de ferramentas, para que os dados dos pacientes sejam substituídos por asteriscos em todas as telas do Arya (Pesquisa, Principal/Extra e Impressão). Para desabilitar essa função, é só clicar novamente no botão.



Acabaram as dúvidas sobre a origem dos PRs

A partir desta versão, as miniaturas das Camadas de Apresentação (PRs) são sinalizadas com ícones que indicam se elas foram criadas no Arya ou se vieram de sistemas/equipamentos terceiros, conforme abaixo, respectivamente.


 

20.11.0

Agora você pode realizar a fusão de imagens de exames de diferentes modalidades

A partir desta versão, está disponível a ferramenta Fusão 2D. Com ela, é possível sobrepor imagens de exames de quaisquer modalidades, por exemplo, ressonância e tomografia e, ainda, realizar operações de adição e subtração de imagens. Assim, fica mais fácil localizar e analisar patologias. Para acessá-la, localize o ícone a seguir na barra de ferramentas do Arya.


20.10.0

Salve, imprima e exporte imagens sobrepostas com anotação TA-GT

Na funcionalidade TA-GT, ao selecionar um painel que contenha duas imagens sobrepostas, agora é possível salvar a anotação da medida TA-GT como documentação, através da ferramenta Armazenar Documentação. Posteriormente, as imagens com essa anotação podem ser impressas e exportadas.

20.9.0

Ainda estamos focados em melhorar a experiência do usuário com o Arya

Assim como nas versões anteriores, concentramos nossos esforços em realizar pequenas melhorias e correções. Com isso, tornamos o Arya cada vez mais estável.

20.8.0

Continuamos trabalhando na estabilidade do Arya

Nesta versão, mantivemos nosso foco na implementação de pequenas melhorias e correções para tornar o Arya mais estável, aprimorando a experiência dos usuários.

20.7.0

Aprimoramos a estabilidade do Arya

Nesta versão, focamos na implementação de pequenas melhorias relacionadas à estabilidade do sistema para, cada vez mais, proporcionar uma melhor experiência aos usuários.

20.6.0

Sincronize os exames atuais e anteriores nos layouts comparativos da funcionalidade PET-CT

Agora, ao comparar exames de PET-CT, você pode clicar na ferramenta Vincular Séries Relacionadas para sincronizá-los manualmente. Assim, caso seja trocada a imagem da série de um dos exames, a do outro é automaticamente trocada para ficar na mesma posição relativa. Com isso, fica mais fácil comparar e avaliar a evolução do caso.

20.5.0

Deixamos a funcionalidade de PET-CT mais prática

20.4.0

Criamos a ferramenta Ângulo com Círculo

Com ela, você pode medir um ângulo simples a partir do centro de uma esfera, de modo a ter mais precisão para centralizar o ponto base do ângulo. Um de seus usos mais comuns é para avaliar o grau de cobertura da cabeça femoral pelo acetábulo. Com isso, é possível diagnosticar casos de displasia acetabular e, também, de impacto femoroacetabular. Para utilizá-la, localize o seguinte ícone na barra de ferramentas ou nas funções do mouse do Arya.


20.3.0

Criamos uma ferramenta para auxiliá-lo na análise de vasos (estrela)

Estamos falando da ferramenta CPR / Planificação. Com ela, fica muito mais fácil realizar análises no sistema circulatório, pois, em exames de TC ou RM, as veias e artérias são vistas de forma planificada, ou seja, sem interferência da curvatura. Assim, é possível calcular o diâmetro dos vasos e, ao constatar obstrução ou alargamento, casos de estenose ou aneurisma podem ser diagnosticados.



Uma nova forma de tratar imagens-chave e documentação

A partir desta versão, você pode gerar documentação automaticamente pela tela principal ao marcar uma imagem como chave. Assim, as anotações e o janelamento serão salvos em uma camada de apresentação. Caso prefira retornar ao comportamento original, desabilite a configuração Armazenar imagens-chave como camada de apresentação, que foi criada.

20.2.0

Agora você pode medir a distância TA-GT

A partir desta versão, é possível realizar a medição da distância entre a tuberosidade anterior da tíbia (TA) e a garganta da tróclea (GT) dentro do plano axial. Essa medida, que faz parte do Protocolo de Lyon, permite identificar a torção da tíbia em relação ao fêmur e, também, a instabilidade femoropatelar. Ela está disponível na barra de ferramentas do Arya por meio do ícone a seguir.



Melhoramos a ferramenta de ajuste inteligente de mama

Considerando que, em algumas situações, ocorriam recortes indesejáveis e sobreposição de texto nas imagens, a ferramenta de ajuste inteligente de mama foi melhorada. Agora, ao ser clicada, ela apresenta três opções que possibilitam:


Ainda nesta versão, você pode:

20.1.0

Cálculo do Ângulo Fêmoro-tibial (Goniometria)

A partir desta versão, é possível calcular de forma mais intuitiva o ângulo tibiofemoral em exames panorâmicos de membros inferiores. A ferramenta está disponível no menu Funções do Mouse através do ícone a seguir.



Tamanho de fontes na impressão baseadas em centímetros em vez de em pixels

Os tamanhos de fonte eram baseados em número de pixels, o que fazia com que as fontes das anotações ficassem muito pequenas nas impressões. Com o intuito de resolver este problema, foi adicionado um fator de escala extra e, agora, o tamanho das fontes na impressão correspondem ao tamanho que elas têm na tela principal do Arya.

19.10.0

Mudanças na usabilidade de anotações 

O processo de salvar as anotações ficou mais fácil. Agora, a ação é realizada na ferramenta Armazenar Documentação, através do novo item Armazenar como Camada de Anotações.

Ao selecionar essa opção, as anotações salvas aparecem como uma nova série na listagem de miniaturas da tela principal e ficam listadas na tela de pesquisa com a sigla PR na coluna Mod. Além disso, MPR DVR também passam a poder gerar a camada de anotações.


Remoção Automática de Mesa

Está disponível a ferramenta Remoção Automática de Mesa, que permite remover a mesa de uma imagem 3D de um exame de tomografia computadorizada (TC) de maneira mais rápida, permitindo melhor visualização da imagem. 

No modo VR, basta clicar no botão Remoção de Mesa. O sistema identifica a mesa como artefato e a retira da visualização.

(informação) Este item envolve processamento de imagens e pode não funcionar para todos os exames, dependendo também do equipamento. Em caso de dúvida, entre em contato com a Pixeon.

19.9.0

Melhoria de usabilidade para o Ângulo de Cobb e inclusão de ângulo comum

A partir desta versão, estão disponíveis dois tipos de ângulo: o ângulo comum e o de Cobb. Eles substituíram a ferramenta de anotação que já existia no sistema, para deixar a funcionalidade do ângulo de Cobb mais intuitiva e visível. Para acessá-los, clique nos ícones abaixo, disponíveis nas funções do mouse.


Padronização das opções de armazenamento de documentação

Para padronizar e manter a consistência da função Armazenar Documentação, as opções de inclusão de informações e de anotações passam a ser apresentadas tanto na tela principal quanto no módulo de impressão. A nomenclatura da opção Inserir anotações foi substituída por Incluir anotações e fica habilitada por padrão em Armazenar Documentação, na tela principal.

19.8.0

Inclusão da função Particionar Série para séries com mais de um filtro de imagem

Para séries com mais de um filtro de reconstrução (por exemplo, bone e standard), é necessário fazer a divisão da série para poder reconstruir corretamente o MPR e o DVR. Esta função está disponível através da antiga função Filtrar Fase, cuja nomenclatura foi modificada para atender tanto a exames de RM como de modalidade CT.  As seguintes opções estão disponíveis:

É possível selecionar o filtro clicando no ícone abaixo ou através da nova label sobre a imagem.


Inclusão da função Ponto para calcular ROI pontual

Uma ferramenta para cálculo de ROI foi disponibilizada em Funções do Mouse. Esta função faz medições na imagem através de um ponto, informando a medida de um pixel específico da imagem. Selecione esta opção pelo ícone abaixo, nas funções do mouse. Com o mouse parado, dê um clique para iniciá-la. A medição acompanhará o movimento do mouse. Clique novamente para fixá-la. Após criado, o ponto pode ser movido ao clicar e arrastar o cursor.

19.7.0

Cálculo de Volume

O Cálculo de Volume é uma ferramenta que objetiva determinar o volume de estruturas e órgãos não esféricos (p. ex. próstata, nódulos, amígdalas, útero) com maior precisão, através da aplicação de uma constante. 

A ferramenta permite calcular o volume a partir de 3 medições com a régua que indiquem a profundidade, a altura e a largura da estrutura. Podem ser criadas, por exemplo, 2 réguas no plano axial e 1 no sagital/coronal da imagem. 

Ela está disponível na barra de ferramentas do Arya, no ícone abaixo.