...
Revisamos abertura de exames anteriores
O Arya estava fechando indevidamente as séries de exames recém-carregadas pela funcionalidade Exames Anteriores. Um ajuste corrigiu este problema.
21.11.0
Versatilidade no painel Imagem de Referência
A ferramenta de imagem de referência agora também pode ser ancorada em um dos quatro cantos dos painéis de visualização e de impressão. Dessa forma, ela mantém seu tamanho independentemente da escala (zoom) da imagem. Seu posicionamento inicial pode ser definido nas configurações do Arya.
Mais confiabilidade na visualização em escala
Agora, a funcionalidade Escala 1:1 em Centímetros fica disponível apenas se a imagem já tem explicitada sua relação entre medida digital (pixel) e física (centímetro). Esta relação pode vir do equipamento de origem, expressa na tag Dicom PixelSpacing, ou ser anotada manualmente pelo usuário com a ferramenta Calibrar escala. Saiba mais sobre as ferramentas de visualização e sobre a calibração da escala.
Rolagem do mouse pode ser invertida
Adicionamos uma configuração para inverter o comportamento do botão de rolagem do mouse. Assim, cada usuário pode personalizar o funcionamento do scroll de acordo com a sua preferência. Configure na aba Funções do Mouse. Saiba mais sobre a funcionalidade.
Tecla Esc cancela anotações não finalizadas
...
Adicionamos um botão para acessar o manual diretamente pela tela do Arya, permitindo que o usuário tire dúvidas e conheça sobre suas funcionalidades e ferramentas sem precisar sair do programa.
Salve o layout de impressão como documentação/mosaico
...
Trouxemos para a interface do Arya o botão Calibrar escala (antigo Calibrar régua), a fim de dar mais destaque a esta funcionalidade. A calibragem da escala é importante quando o exame original não traz do equipamento a relação entre as medidas digitais (pixel) e física (centímetro).
Simplificamos a pesquisa de exames locais (em cache)
...
Foi lançada oficialmente a Curva Cinética, funcionalidade gráfica que mapeia dados fisiológicos em exames de contraste e auxilia no diagnóstico de nódulos, tumores e outros tecidos. Um tutorial está disponível no sistema.
[Usabilidade I]
Ajuste nas linhas e fonte de CPR
...
Também desenvolvemos nova funcionalidade que fixa um ângulo de 90° entre as três vistas, para facilitar o uso de duplo oblíquo (ou duplo ortogonal).
[Portal do Paciente]
Seleção de séries para distribuição está de cara nova
A partir desta versão, a ferramenta de seleção de séries para distribuição externa (paciente ou médico solicitante) foi fundida com a seleção para gravação de CD. Dessa forma, você pode escolher com mais facilidade as séries que devem (ou não devem) ser distribuídas externamente -- seja para CD, Visualizador Web, ClickVita e outros.
...
Agora, nas suas apresentações, você pode compartilhar exames sem se preocupar em revelar a identidade dos pacientes. Basta clicar no botão abaixo, disponível na barra de ferramentas, para que os dados dos pacientes sejam substituídos por asteriscos em todas as telas do Arya (Pesquisa, Principal/Extra e Impressão). Para desabilitar essa função, é só clicar novamente no botão.
Acabaram as dúvidas sobre a origem dos PRs
A partir desta versão, as miniaturas das Camadas de Apresentação (PRs) são sinalizadas com ícones que indicam se elas foram criadas no Arya ou se vieram de sistemas/equipamentos terceiros, conforme abaixo, respectivamente.
20.11.0
Agora você pode realizar a fusão de imagens de exames de diferentes modalidades
A partir desta versão, está disponível a ferramenta Fusão 2D. Com ela, é possível sobrepor imagens de exames de quaisquer modalidades, por exemplo, ressonância e tomografia e, ainda, realizar operações de adição e subtração de imagens. Assim, fica mais fácil localizar e analisar patologias. Para acessá-la, localize o ícone a seguir na barra de ferramentas do Arya.
20.10.0
Salve, imprima e exporte imagens sobrepostas com anotação TA-GT
...
Com ela, você pode medir um ângulo simples a partir do centro de uma esfera, de modo a ter mais precisão para centralizar o ponto base do ângulo. Um de seus usos mais comuns é para avaliar o grau de cobertura da cabeça femoral pelo acetábulo. Com isso, é possível diagnosticar casos de displasia acetabular e, também, de impacto femoroacetabular. Para utilizá-la, localize o seguinte ícone na barra de ferramentas ou nas funções do mouse do Arya.
20.3.0
Criamos uma ferramenta para auxiliá-lo na análise de vasos
Estamos falando da ferramenta CPR / Planificação. Com ela, fica muito mais fácil realizar análises no sistema circulatório, pois, em exames de TC ou RM, as veias e artérias são vistas de forma planificada, ou seja, sem interferência da curvatura. Assim, é possível calcular o diâmetro dos vasos e, ao constatar obstrução ou alargamento, casos de estenose ou aneurisma podem ser diagnosticados.
Uma nova forma de tratar imagens-chave e documentação
...
A partir desta versão, é possível realizar a medição da distância entre a tuberosidade anterior da tíbia (TA) e a garganta da tróclea (GT) dentro do plano axial. Essa medida, que faz parte do Protocolo de Lyon, permite identificar a torção da tíbia em relação ao fêmur e, também, a instabilidade femoropatelar. Ela está disponível na barra de ferramentas do Arya por meio do ícone a seguir.
Melhoramos a ferramenta de ajuste inteligente de mama
...
A partir desta versão, é possível calcular de forma mais intuitiva o ângulo tibiofemoral em exames panorâmicos de membros inferiores. A ferramenta está disponível no menu Funções do Mouse através do ícone a seguir.
Tamanho de fontes na impressão baseadas em centímetros em vez de em pixels
...
- A ferramenta de anotação Ângulo (atalho G) consiste em duas retas ligadas por um ponto. Ela exibe como informação o ângulo entre as retas e pode ser criada com 3 cliques.
- Já o Ângulo de Cobb informa a medida da curvatura da escoliose, calculada pelo ângulo entre duas vértebras específicas.
Padronização das opções de armazenamento de documentação
...
É possível selecionar o filtro clicando no ícone abaixo ou através da nova label sobre a imagem.
Inclusão da função Ponto para calcular ROI pontual
Uma ferramenta para cálculo de ROI foi disponibilizada em Funções do Mouse. Esta função faz medições na imagem através de um ponto, informando a medida de um pixel específico da imagem. Selecione esta opção pelo ícone abaixo, nas funções do mouse. Com o mouse parado, dê um clique para iniciá-la. A medição acompanhará o movimento do mouse. Clique novamente para fixá-la. Após criado, o ponto pode ser movido ao clicar e arrastar o cursor.
19.7.0
Cálculo de Volume
...
Ela está disponível na barra de ferramentas do Arya, no ícone abaixo.